Outono vai ser de teatro em Portimão

  • Print Icon

Durante mais de duas semanas, a cidade de Portimão vai ser invadida pelos «Outonos de Teatro», que vão estar em vários palcos da cidade, a partir de amanhã e até 19 de Novembro.

Oito companhias de teatro, umas amadoras e outras profissionais, vão levar ao palco, durante 17 dias, oito peças para todos os gostos e públicos.

Este ano, a sala do Boa Esperança receberá cinco das oito peças. Pelas mãos do Grupo de Teatro dos Aloés, a comédia «Os malefícios do tabaco» vai ser apresentada amanhã e no sábado, 13 e 14 de Outubro, às 21h30.

Esta comédia fala de um homem que, por imposição da mulher, sobe ao palco para dar uma conferência sobre os malefícios do tabaco. No final de contas, o homem acaba por falar dos 30 anos de maus-tratos infligidos pela mulher.

A peça «Meninas», da Companhia Musical Sport Teatro, sobe ao palco a 24 e 25 de Outubro. Através do pintor espanhol Diego Velázquez, a peça retrata, com humor e intrigas palacianas, a corte de Filipe IV de Espanha.

O Grupo de Teatro de Montemuro vai levar ao palco a peça «Ubelhas, Mutante e Transumantes», a 3 e 4 de Novembro, que fala de dois lugares distintos da serra, onde vivem dois rivais, que ao longo da peça vão mostrando as suas intenções.

«O Spettacolo morto de sono e fome, pleno d’amor», vai estar em cena a 8 e 9 de Novembro, pelas mãos do Grupo de Teatro da Estrada. Esta peça mostra a forma de fazer teatro da Commédia Dell’Arte italiana, onde os actores vestem diferentes personagens. Neste caso, os actores vão vestir dez personagens, durante a peça, incluindo a própria morte.

Finalmente, a última peça a ser apresentada na sala do Boa Esperança será a «Alma Grande», do grupo «O Bando», nos dias 10 e 11 de Novembro.

A peça fala da lenda do Alma Grande, trazendo um espectáculo que procura o contraste entre o lado luminoso e o lado sombrio da vida. Todos os espectáculos, no Boa Esperança, têm início às 21h30.

O Grupo de Teatro da Escola Manuel Teixeira Gomes vai encenar a peça «Rimance da Princesa do País do Gelo», baseada na antiga lenda das amendoeiras. Subirá ao palco a 20 de Outubro, às 17 e às 21 horas, e no dia seguinte, às 21h30, no Auditório da Escola.

«D.Quixote» chegará ao palco pelas mãos do grupo portimonense «A Gaveta», propondo uma viagem à lenda de D.Quixote, recriando todo o ambiente cervantino. Vai ser apresentada no Auditório do pólo de Portimão da Universidade do Algarve, a 27 e 28 de Outubro, às 21h30.

Finalmente, a ACTA irá encerrar com chave de ouro a nona edição do «Outonos de Teatro» com a encenação da peça «Ricardo III».

Baseada nos textos de Shakespeare, a peça mostra a luta pelo poder e as formas utilizadas para lá chegar, num espectáculo incontornavelmente político. Vai subir ao palco dos Cinemas de Portimão, a 17 e 18 de Novembro, às 21h30, e a 19 Novembro, às 16 horas.

Todos os espectáculos do «Outonos de Teatro» terão um preço de entrada de cinco euros, à excepção dos realizados na Escola Manuel Teixeira Gomes, que são gratuitos.