Orçamento de Estado aprovado sexta-feira em Conselho de Ministros

  • Print Icon

O documento será analisado na reunião desta quinta-feira do Conselho de Ministros, mas a sua aprovação só será feita no dia seguinte em nova reunião do executivo.

Ontem, quarta-feira, o ministro das Finanças reuniu-se na Assembleia da República com os partidos com assento parlamentar para apresentar as linhas gerais do orçamento.

Teixeira dos Santos afirmou que terá de haver contenção no investimento público no próximo ano, mas garantiu que o orçamento será de maior qualidade, com uma aposta na área da ciência e tecnologia.

O ministro disse que o orçamento do próximo ano visa uma consolidação orçamental “muito importante”, que vai assentar na redução de “toda a despesa”.

Haverá cortes nas despesas de funcionamento, garantiu o ministro, e “terá de haver contenção” nas despesas de investimento.

“Não temos margem de manobra para aumentar o investimento”, acrescentou Teixeira dos Santos, mas vai haver uma “aposta muito importante” na área da ciência e tecnologia.

O investimento será de “maior qualidade” e dirigido para as áreas onde a economia portuguesa mais precisa de apostar, assegurou o governante.