Confraria dos Gastrónomos com II Capítulo, em Portimão

  • Print Icon

O dia de formalidades começa às 10 horas, na Igreja Matriz de Portimão, onde as insígnias dos confrades serão benzidas. Segue-se, 45 minutos depois, um desfile de inúmeras confrarias pela Rua do Comércio, pela Alameda e pela Rua Vasco da Gama.

Às 11 horas, nos Paços do Concelho, procede-se à entronização, cerimónia que será seguida de almoço no Clube Desportivo da Pedra Mourinha.

Entre os confrades de honra, contam-se a vice-presidente da CEUCO (Conselho Europeu das Confrarias), o deputado Mendes Bota, Chefe Silva, Augustus e a Expoarade.

A cerimónia termina com o juramento em que se comprometem a defender e a divulgar a gastronomia do Algarve.

Entre as presenças confirmadas estão a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Cofradía El Zapico (Espanha), Confraria Gastronómica da Panela ao Lume, Confraria do Sável e da Lampreia, Confraria da Broa de Avintes, Confraria dos Nabos e Companhia, Confraria da Morcela de Arroz, Confraria do Mar, Confraria da Chanfana, Confraria da Lampreia.

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve foi constituída a 9 de Setembro de 2005, com o objectivo de «defender e promover a investigação do património gastronómico algarvio, bem como o receituário, arte e técnica dos produtos regionais».