Cinema: Três dias de filmes de animação

  • Print Icon

Até sábado, a ACERT acolhe a Festa da Animação 2006, disponibilizando filmes divididos por três “pacotes”: juvenis, portugueses e premiados no Cartoon D’Or, o único prémio europeu consagrado ao cinema de animação.

Vila do Conde, Lagos, Horta, Montemor-o-Novo, Faro, Amadora, Ponta Delgada e Porto são as cidades, que, além de Tondela, vão acolher a Festa da Animação 2006.

A Festa da Animação foi inicialmente lançada pela Association Internationale du Film d’Animation e pela Association Française du Cinéma d’Animation, mas tem sido realizada em mais de 50 países, através da organização de uma Festa Mundial.

“Em Portugal, ela é da responsabilidade da Casa de Animação do Porto, que disponibilizou os três pacotes de filmes que fizemos questão de trazer a Tondela”, disse à Agência Lusa Miguel Torres, da ACERT, acrescentando que outras cidades portuguesas também aderiram.

Na de Tondela, quinta-feira será dedicada ao público escolar, estando já “as quatro sessões praticamente cheias”, num total de cerca de 800 crianças das escolas do primeiro ciclo do ensino básico, referiu.

“Shshshsh – sintonia incompleta”, “Au bout du monde”, “O banquete da rainha”, “La grande migration”, “A menina gorda”, “Bonhommes”, “The dog who was a cat inside” e “Le Trop petit prince” são os filmes que integram o programa juvenil, a repetir à noite para o público em geral.

Segundo Miguel Torres, a Festa da Animação é “uma oportunidade de apresentar cinema de animação de grande qualidade, não só para o público juvenil, mas também para os adultos”.

“Queremos trazer todas as pessoas a ver estes filmes, muitos deles pequeninos, com um ou dois minutos, mas de uma beleza extraordinária”, frisou.

A sexta-feira será então dedicada aos filmes portugueses, com “As Máquinas de Maria”, “Histórias desencantadas”, “Sem respirar”, “Cicatriz”, “Sê-lo ou não selo”, “Eu descobri Portugal” e “Com uma sombra na alma”, entre outros.

O sábado – em que se celebra o Dia Internacional da Animação – fica reservado para os filmes premiados no Cartoon D’Or, nomeadamente este ano.

“Dreams and desires – family ties” (Reino Unido), “História trágica com final feliz” (Portugal/França/Canadá), “Nocturne” (França), “Olis chance” (Alemanha) e “Overtime” (França) são os cinco filmes a exibir.