Canoístas portimonenses brilham em Mértola

  • Print Icon

Em termos individuais, o destaque pertence a Tatiana Guimarães que em K1 Damas Júnior conseguiu o 2º posto, justa recompensa por uma dedicação e espírito de sacrifício ímpares. Bruno Santos, em K1 Júnior, alcançou o 3º lugar numa das categorias mais competitivas, que contava com mais de 25 atletas, sendo igualmente de destacar João Catulo, costumeiro na obtenção de excelentes resultados, e que em Mértola logrou o 3º lugar na bastante competitiva K1 Menor. O outro canoista nesta categoria, André Tomé, ficou num positivo 5º da geral.

A dupla K2 Júnior João Mariano/Bruno Lopes não conseguiu fazer-se representar ao seu melhor nível pois, para além de não possuírem uma embarcação equilibrada em relação aos demais competidores, os jovens portimonenses foram prejudicados pela deficiente organização, que se fez notar em diversos aspectos. Assim, e numa prova onde foi dada a partida sem ser feita uma chamada inicial, os representantes do CNP começaram cerca de 200 metros atrás das outras duplas. Apesar disso, discutiram ao sprint o 3º lugar, tendo terminado a prova em 4º.

Na categoria de K1, João Mariano registou um magnífico 4º lugar e Bruno Lopes foi 5º. No que diz respeito ao escalão Infantil, Hugo João ficou em 8º, enquanto Henrique Silva quedou-se pela 12ª posição, numa categoria com mais de vintena e meia de participantes. Em K1 Sénior, Miguel Lopes foi 16º da geral.

O atleta Filipe Alves, teve também uma assinalável prestação, tendo alcançado a 5ª posição na categoria K1 Cadete.

Catarina Carvalho obteve o 4º posto em K1 Damas Menor, na primeira competição em que participou, facto digno de realce.

O nobre propósito deste Circuito visava promover a prática da canoagem na região do Alentejo, apresentando como aliciantes a oferta de uma embarcação de K1 para o clube melhor classificado e outra para aquele que apresentasse maior número de inscritos. No entanto, devido à manifesta inexperiência dos organizadores, foi uma prova com grandes falhas, as quais lesaram de certa forma a prestação do CNP. Ainda assim, os 11 canoistas de Portimão, em K1 e K2, trouxeram para o Algarve uma série de bons resultados, correspondendo aos objectivos inicialmente traçados.

A competição contou com dez clubes e cerca de uma centena de atletas, nas diversas categorias, tendo sido realizada em 30 de Setembro na Barragem de Pedrógão, concelho da Vidigueira.