Albufeira debate violência doméstica

  • Print Icon

SEMINÁRIO “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – VÍTIMA NAS MÃOS DAQUELES QUE AMAM”

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o Auditório Municipal de Albufeira vai acolher, na próxima Quinta-Feira, dia 23 de Novembro, o Seminário “Violência Doméstica – Vítima nas Mãos daqueles que Amam”. Uma organização da Câmara Municipal de Albufeira com o apoio do Finibanco.
O Seminário destina-se a todos aqueles que tenham interesse sobre esta problemática, profissionais de diversas áreas, estudantes e ao público em geral. Com início às 09h30, é composto por 8 painéis na totalidade.
Durante a manhã, o Seminário iniciar-se-á com a intervenção da Mestre Cláudia Casimiro, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com o painel “A Evolução Histórica da Família: transformação dos papéis femininos e masculinos no âmbito da conjugalidade”. O painel seguinte, “Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres e Estrutura de Missão Contra a Violência Doméstica”, contará com a intervenção da Dra. Isabel Pinto Neves. “Equipas Multidisciplinares – Violência Doméstica”, o terceiro painel, será apresentado pela Dra. Margarida Medina Martins, Vice-Presidente da Associação das Mulheres Contra a Violência (AMCV). A Mestre Fátima Xarepe, da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, fará a explanação relativa ao painel “A Violência Doméstica num contexto de Gravidez e Maternidade”.
Para a tarde, estão reservados 4 painéis. O Dr. Kumru Uzunkaya , da Women Against Violence Europe (WAVE) e Network & European Info Centre Against Violence, apresentará, pelas 14h00, “Cooperation of Multi Agencies: from combating to preventing domestic violence”. A cargo da Dra. Filipa Alvim, da Aministia Internacional, ficará o painel “Violência Doméstica – Mulheres Invisíveis em pleno Séc. XXI”. O painel seguinte, “Violência Doméstica enquanto Problema de Saúde Pública”, contará com a intervenção da Mestre Sofia Tello Gonçalves, da Câmara Municipal de Albufeira e, por fim, o painel “APAV no Contexto da Violência Doméstica”, será apresentado pela Dra. Cláudia Loureiro, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Refira-se que no final de cada painel haverá um espaço de debate entre os especialistas e o público.
Recorde-se que, segundo o Conselho da Europa, a violência contra as mulheres no espaço doméstico é a maior causa de morte e invalidez, entre mulheres de 16 e 44 anos, ultrapassando o cancro, acidentes de viação e até a guerra. No caso concreto de Portugal, os dados disponíveis sugerem que, semanalmente, morrem mais de cinco mulheres por razões, directa ou indirectamente relacionadas com actos de violência doméstica.

Para efeitos de participação, os contactos deverão ser estabelecidos com a Divisão dos Assuntos Sociais, da Câmara Municipal de Albufeira, através dos Tel. 289 570748/3 Fax. 289 570736 E-mail: accao.social@cm-albufeira.pt