Zero e Almargem promovem o webinar «Escassez hídrica no Alentejo e Algarve», que decorrerá via Zoom, dia 30 de junho.
As secas e a escassez hídrica ocorrem cada vez com maior frequência e severidade e com impactes cada vez mais preocupantes em Portugal, afetando particularmente as regiões do Alentejo e do Algarve, onde as políticas públicas adotadas são frequentemente contraditórias face ao problema.
As medidas preconizadas centram-se não na promoção da redução de consumo e da eficiência hídrica, mas sim no incremento da oferta para satisfazer uma procura que é crescente e que induz a uma maior pressão sobre os recursos.
Exemplos disto são os investimentos na captação de água no Rio Guadiana (Pomarão), na instalação de uma unidade de dessalinização e a construção da barragem do Pisão no Crato, financiados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) enquanto soluções de futuro para os problemas hídricos do Algarve e do Alentejo.
Projeto MEDwater
Perante este contexto surge o projeto MEDwater, que será liderado pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável em parceria com a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve que pretendem assim ter um papel ativo no acompanhamento das políticas públicas da água relacionadas com a gestão dos recursos hídricos e a gestão dos investimentos no regadio nas regiões do Alentejo e Algarve. Em simultâneo, pretendem apoiar tecnicamente os movimentos de cidadãos que, à escala local, contestam a gestão insustentável dos recursos hídricos e a proliferação de investimentos em agricultura industrial.
Este projeto tem o apoio do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, sendo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Para dar a conhecer o projeto MEDwater e debater algumas das principais questões relacionadas com a gestão da água nos territórios do Alentejo e Algarve, a Zero e a Almargem promovem, no próximo na sexta-feira, dia 30 de junho, o webinar «Escassez hídrica no Alentejo e Algarve», que decorrerá via Zoom, pelas 14:30.
Este Webinar é de participação gratuita, sendo necessário inscrição aqui.