Silves associa-se ao projeto TransforMAR em Armação de Pera

  • Print Icon

Este ano, grande cubo do projeto TransforMAR destinado à deposição de plástico e metal está instalado na Praia do Pescadores, em Armação de Pera, concelho de Silves.

O município de Silves associou-se novamente ao projeto TransforMAR, resultante da parceria entre o LIDL, Electrão e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Para além de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos, o plástico e metal aí depositado será convertido num valor monetário devolvido à comunidade através da atribuição de um donativo a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) local, que este ano será a Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pera.

Todo o plástico recolhido terá uma nova vida e, à semelhança do verificado nos anos anteriores, será transformado em aparelhos para a prática de atividade física e em mobiliário urbano, nos concelhos onde esteve presente a iniciativa.

O projeto, que decorrerá durante os meses de julho e agosto, está presente em duas dezenas de praias do país (marítimas e fluviais) numa lógica de promoção do repensar de comportamentos através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

O município de Silves convida, desta forma, toda a população e banhistas a associarem-se a este projeto através da colocação de plástico e metal no cubo TransforMAR; promovendo, assim, praias mais limpas e dando um novo valor aos materiais recicláveis.