Projeto ambiental «The Plastic Hike» passou pela Ilha da Fuseta

  • Print Icon

Depois de ter passado pela Praia de Faro, o biólogo alemão Andreas Noe chegou à praia da Ilha da Fuseta na sexta-feira, dia 9 de outubro.

À sua espera, encontrava-se uma comitiva de alunos das turmas do 2º e do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Restauração da Escola Básica Dr. João Lúcio, inserida no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.

A estes, juntaram-se dois dos alunos embaixadores Escola Azul, Laura Santos e Afonso Neto.

Durante cerca de uma hora e meia, num ato simbólico, professores e alunos recolheram detritos plásticos encontrados na areia da praia e refletiu-se sobre o impacto do lixo na saúde humana e nos ecossistemas marinhos.

Toda atividade foi registada pela equipa de filmagem «Camera With No Name», a qual tem vindo a acompanhar este projeto que tem por nome «The Plastic Hike».

Os alunos embaixadores prestaram os seus depoimentos relativamente à sua visão sobre a ecologia e recordaram algumas atividades realizadas na escola relativas ao mesmo tema.

Posteriormente, será realizado um documentário com as imagens e depoimentos recolhidos, segundo explicou ao barlavento António Espadaneira, professor Coordenador da Escola Azul do Agrupamento de Escolas Dr. João Lúcio..

O «The Plastic Hike» é um projeto ambiental dinamizado por Andreas Noe, que visa consciencializar sobre o impacto negativo do plástico descartável no litoral português e, consequentemente, acionar possíveis soluções do sector público e privado para reduzirem o seu uso e aumentarem a sua reutilização e reciclagem.

Durante um período de 60 dias, Andreas comprometeu-se percorrer toda costa portuguesa a pé, desde a praia de Caminha até Vila Real de Santo António, enquanto recolhe lixo plástico que encontra pelo caminho.

Todos os detritos serão depois recolhidos para serem transformados em obras de arte por parte dos mais variados artistas.

Nesta passagem pela Fuseta, o «The Plastic Hike» teve o apoio da empresa Passeios Ria Formosa, na cedência de transporte para a Ilha, e da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, relativamente à logística e à cedência de refeição para uma equipa visivelmente esgotada.

O «The Plastic Hike» iniciou a sua jornada por Olhão na manhã do dia 9 de outubro, na Praia dos Cavacos, onde teve o apoio da escola Alberto Iria e do Município de Olhão, e concluiu o seu dia na Praia da Barra da Fuseta. No dia 10 de outubro, a equipa esteve nas praias de Tavira e, hoje, domingo, concluirá o projeto em Vila Real de Santo António.