Oliveira de Pedras D’el Rei candidata a Árvore Europeia do Ano 2022

  • Print Icon

Oliveira real portuguesa com 2225 anos é candidata a árvore europeia do ano 2022. Árvore plantada no tempo dos romanos está em Pedras D’el Rei, em Tavira.

O Aldeamento Pedras D’el Rei, em Tavira, Algarve, apresentou a candidatura da sua Oliveira Real com mais de 2200 anos a Árvore Europeia do Ano 2022.

A oliveira real, plantada no tempo dos romanos, integra os jardins do Aldeamento Pedras D’el Rei e é um dos pontos de maior atração para os turistas nacionais e internacionais que elegem este alojamento para a sua estadia.

Nem mesmo as praias da zona deixam passar despercebida aquela que é a árvore que já assistiu à invasão dos mouros e a batalhas até à sua expulsão, e ainda testemunhou a fundação de Portugal.

Muitos séculos passaram, e a oliveira real presente no Aldeamento Pedras D’el Rei resistiu e continua a encantar quem visita o empreendimento.

Com 10,3 metros (m) de altura e 11m de perímetro do tronco, foi classificada em 1984 como uma árvore de interesse público, e é agora nomeada para ser eleita a Árvore Europeia do Ano 2022, sendo o voto de todos os portugueses muito importante para elevar um dos seres vivos mais antigos de Portugal.

A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu TREE OF THE YEAR 2022.

As votações estão abertas até ao dia 5 de janeiro de 2022, sendo a árvore vencedora anunciada no dia 6 de janeiro.

O respeito pela natureza, e convivência em harmonia com o meio ambiente local, é uma prioridade do Aldeamento Pedras D’el Rei, que tem a preservação da oliveira real como uma missão.

O aldeamento está situado no coração do Parque Natural da Ria Formosa, entre Santa Luzia e Tavira.

Para votar na oliveira real para ser a Árvore do Ano 2022 basta clicar aqui.