Mercado Municipal de Tavira acolhe sensibilização para o lixo marinho

  • Print Icon

Projeto «Ação Lixo Marinho!» mostra-se até ao fim do verão.

Durante este verão, o Mercado Municipal de Tavira acolhe uma banca dedicada ao projeto de âmbito nacional «Ação Lixo Marinho!», coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e que envolve 12 parceiros representativos das unidades territoriais conhecidas como NUTS II (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos II).

Assim, quem visita esta banca encontra uma amostra do tipo e da proporção de lixo que é possível encontrar no mar e nas praias, bem como informação sobre os impactos que estes detritos causam na vida marinha, na economia local e na sociedade em geral.

O projeto «Ação Lixo Marinho!» insere-se na temática da Literacia do Oceano, que pretende levar as pessoas a estabelecerem uma relação consciente entre a saúde do Oceano Global e o bem-estar humano, sugerindo o desenvolvimento de uma economia circular de longo prazo no que diz respeito ao consumo e produção de resíduos.

Estas ações de sensibilização para a problemática do lixo marinho, realizadas no Mercado Municipal de Tavira, incluem-se num conjunto de variadas atividades e estratégias previstas neste projeto e destinadas a envolver quer a comunidade em geral, quer o público escolar, sempre com o intuito de informar e consciencializar quem participa.

Segundo os responsáveis, «o grande objetivo do projeto Ação Lixo Marinho! é estimular a reflexão, inspirar a mudança de comportamentos e contribuir para o estabelecimento de gerações futuras que concebem o Oceano, os seus recursos e os serviços por ele prestados como uma riqueza a ser explorada com responsabilidade».

O financiamento para esta atividade provém do Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro do Ministério do Mar, destinado a «potenciar o desenvolvimento da economia do mar, apoiar a investigação científica e tecnológica, incentivar a proteção e monitorização do meio marinho e incrementar a segurança marítima».

A banca do projeto «Ação Lixo Marinho!» no Mercado Municipal de Tavira poderá ser visitada entre as 9h30 e as 12h30, todas as sextas-feiras e sábados, até ao próximo dia 12 de Setembro.

A presença do projeto no mercado resulta da cooperação entre o Centro Ciência Viva e a Câmara Municipal de Tavira.