Loulé renova a rede de oleões por todo o concelho

  • Print Icon

Foram substituídos 60 equipamentos.

A Câmara Municipal de Loulé está a promover a renovação da rede de recolha seletiva dos óleos alimentares usados, composta pelos oleões, de forma a garantir que a deposição dos resíduos seja realizada de forma mais eficaz.

Esta iniciativa passou pela substituição de 60 equipamentos que se encontravam obsoletos, e em elevado estado de degradação, por outros que vão permitir que os utilizadores domésticos coloquem a embalagem onde o óleo é armazenado dentro do próprio oleão.

A maioria dos oleões encontra-se instalada junto de ecopontos, de forma a permitir a utilização simultânea de todos os contentores de recolha seletiva. Assim, a deslocação a estes locais de separação de resíduos permitirá ao munícipe separar o papel/cartão, plástico/ metal, vidro, resíduos têxteis e os óleos alimentares usados.

Com o objetivo de levar este serviço a todos os pontos do território concelhio, os oleões foram distribuídos pelas nove freguesias do concelho.

Este resíduo, produzido nas habitações domésticas, nas cantinas, nos restaurantes e nas indústrias alimentares, deve ser tratado de forma a evitar impactos ambientais graves, de difícil resolução.

A autarquia adverte que, «nos oleões, não deverão ser depositados os óleos minerais provenientes da manutenção mecânica de máquinas e veículos».