Lagos prepara ações para assinalar Semana do Ambiente e dos Oceanos

  • Print Icon

Atividades iniciam-se no dia 4 de junho.

A Câmara Municipal de Lagos está a desenvolver um programa com diversas atividades educativas, no âmbito das comemorações do , que se assinalam nos próximos dias 5 e 8 de junho, respetivamente.

As atividades iniciam-se na próxima sexta-feira, dia 4 de junho, com o webinar «À descoberta da nossa fauna e flora» – Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura.

O webinar é organizado pela Câmara Municipal de Lagos, em parceria com o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A sessão realiza-se às 17h00, via zoom, e os interessados deverão efetuar a sua inscrição para participação no site da autarquia.

No sábado, dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente, irá ser apresentado o jogo educativo digital «SuperIque – Na defesa do ambiente», assim como o vídeo de animação com o mesmo Super Herói, sobre a problemática dos «Plásticos – Um Desafio Ambiental».

O jogo educativo foi alvo de atualizações, através da introdução de dois novos níveis, abordando temáticas e desafios diferentes.

Para segunda-feira, dia 7 de junho, às 10h00, está marcada a implementação do Projeto «GOBY – Afinal o que come o peixe?».

Trata-se de uma estrutura de rede metálica em forma de peixe, para a deposição de plásticos, da autoria do escultor Carlos de Oliveira Correia e cedida gentilmente ao município de Lagos.

Irá ser colocada no areal da Praia da Luz, num projeto que tem como principal objetivo a sensibilização dos utentes das praias e das zonas costeiras para o crescente e alarmante problema do plástico nos oceanos.

Por fim, no dia Mundial dos Oceanos, que se comemora a 8 de junho, terça-feira, irá ser desenvolvido o projeto «O Mar Começa Aqui», na Escola Secundária Júlio Dantas e na Escola JI/EB1 de Santa Maria, através da pintura de sarjetas na envolvência dos estabelecimentos de ensino, com os desenhos elaborados pelos alunos.