Lagos alcançou 1º lugar a nível regional no Projeto ECO XXI

  • Print Icon

Lagos posicionou-se em 11º lugar do ranking nacional e em 1º na região do Algarve. Município também foi premiado no projeto «O Mar começa aqui».

O município de Lagos, que já em 2020 tinha obtido o seu melhor resultado de sempre desde que se candidata ao Projeto ECO XXI, obteve nesta edição de 2021 um resultado final de 77,3 por cento, valor que corresponde a uma pontuação muito próxima da edição de 2020.

Este ano candidataram-se 58 municípios, uma das maiores participações registadas ao longo das 15 edições do programa. O município de Lagos é um dos 18 municípios portugueses que tem vindo a participar no ECO XXI desde o início deste Programa, em 2006. A participação neste projeto é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da candidatura. A nível do Algarve, candidataram-se os municípios de Albufeira, Tavira e Vila do Bispo.

Através da análise de 21 indicadores de sustentabilidade ambiental local, foi avaliada a prestação do município em várias áreas, valorizando as que apresentam uma melhor performance e identificando as que necessitam de melhoria, com vista à construção de um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade ambiental do município.

Em 2020, o município de Lagos já tinha obtido o seu melhor resultado de sempre desde o início da candidatura ao projeto, com uma pontuação total de 78,5 por cento.

Lagos foi também um dos seis municípios premiados pelo projeto «O Mar começa aqui», promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), num total de 124 municípios, 474 escolas participantes e mais de 800 pinturas realizadas a nível nacional.

O projeto ECO XXI é promovido pela ABAE e visa promover, divulgar e reconhecer as boas práticas políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade.