Lagoa e A ROCHA convidam a observar aves no Sítio das Fontes

  • Print Icon

Neste princípio de outono, é possível observar a chegada das espécies invernantes ou a partida daquelas que se deslocam para sul em busca de climas com invernos mais amenos.

O município de Lagoa associa-se ao evento numa altura em que o território é atravessado por milhares de aves migratórias com uma caminhada de observação de aves no Parque Municipal do Sítio das Fontes (37.1605708°,-8.4866265°) e nos Arrozais do Rosário (37.172010°, -8.484406°), dinamizada em parceria com a Associação A ROCHA.

O ponto de encontro será no Centro de Interpretação da Natureza, às 9 horas da manhã de sábado, dia 19 de outubro, no que promete ser uma manhã agradável, cheia de movimento, melodia e cor.

Com esta iniciativa o Município de Lagoa pretende sensibilizar para a importância e beleza das aves migratórias, alertando para os perigos que enfrentam no decorrer das suas deslocações, assim como para a necessidade de preservar os locais onde repousam, alimentam e reproduzem durante as migrações.

Este ano realizaram-se atividades em 35 países europeus. Em Portugal há diversas atividades em que poderá participar de forma gratuita sendo necessária, na maior parte dos casos, uma inscrição prévia.

No último fim-de-semana de 4 e 5 de outubro decorreu a edição de 2019 do EuroBirdwatch (Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves), coordenado em Portugal pela SPEA e outros parceiros regionais.

A BirdLife International coordena o maior evento europeu dedicado à observação de aves desde 1993 e pretende alertar para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.