João Rodrigues é o primeiro português Wildlife Photographer of the Year

  • Print Icon

Wildlife Photographer of the Year: português João Rodrigues em primeiro lugar, pela primeira vez.

João Rodrigues, realizador, fotógrafo e jornalista da empresa algarvia Chimera Visuals, é o primeiro português a ganhar o primeiro prémio Wildlife Photographer of the Year.

«É sem dúvida um dos maiores feitos da minha carreira de fotógrafo de natureza. Um orgulho enorme poder exibir a nossa bandeira entre os vencedores deste mítico festival do Museu de História Natural de Londres, pela primeira vez, nos seus 57 anos de existência».

João Rodrigues venceu na categoria «Behaviour: amphibians and reptiles» com a foto intitulada «onde as salamandras gigantes se reproduzem».

«João foi surpreendido por uma dupla de salamandras-de-costelas-salientes. Foi a sua primeira oportunidade em cinco anos de mergulhar neste lago, já que ele surge apenas em invernos de chuvas excecionalmente fortes. Teve apenas uma fração de segundo para ajustar as configurações da câmara antes que elas nadassem para longe. Encontrados na Península Ibérica e no norte de Marrocos, as salamandras usam as suas costelas pontiagudas como armas, perfurando a sua própria pele e libertando secreções venenosas, esperando-as seguidamente no seu atacante», lê-se na legenda da fotografia que lhe valeu subir ao pódio do prestigiado concurso Wildlife Photographer of the Year 2021.

As imagens vencedoras do concurso deste ano vão estar em exposição no Museu de História Natural de Londres a partir de 15 de outubro.

Os vencedores foram anunciados ontem, dia 12 de outubro.