GNR de Albufeira apreende tartaruga africana em cativeiro ilegal

  • Print Icon

Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Albufeira da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu uma tartaruga-de-esporas-africana em cativeiro ilegal.

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Albufeira, detetou uma tartaruga-de-esporas-africana (Centrochelys sulcata), detida ilegalmente em cativeiro, no concelho de Albufeira, no dia 5 de janeiro.

Na sequência de uma denúncia a dar conta da existência de uma tartaruga no interior de uma residência, os elementos do NPA deslocaram-se para o local onde constataram que se tratava de uma tartaruga-de-esporas-africana, Centrochelys sulcata. No decorrer das diligências policiais foi possível apurar a identidade do detentor da tartaruga.

Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Albufeira da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu uma tartaruga-de-esporas-africana em cativeiro ilegal.

Da ação resultou a elaboração de um auto por detenção de espécies exóticas (CITES) em cativeiro sem autorização ou registo e os factos foram comunicados ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.