Faro tem novos cinzeiros nas ruas para combater beatas no chão

  • Print Icon

Iniciativa da União das Freguesias de Faro.

A União das Freguesias de Faro está a colocar cinzeiros de pé em alguns pontos da cidade e freguesia, de forma a combater e minimizar o número de beatas nas ruas e calçadas da cidade, no âmbito da sua política ambiental e de sustentabilidade urbana.

Segundo esta autarquia, «fumar um cigarro e atirar a ponta para o chão é um gesto tão automático que, quem o faz, nem pensa nas consequências que desse ato advêm. As beatas são um dos principais agentes de sujidade que se pode encontrar nas ruas».

Estima-se que em Portugal sejam atiradas para o chão sete mil beatas para o chão por minuto, valores que, segundo Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «são inaceitáveis para uma sociedade que se quer mais sustentável e amiga do ambiente».

Por isso, estes equipamentos agora colocados para além de protegerem o ambiente, vão também sensibilizar os cidadãos para que alterem os seus hábitos e comportamentos evitando que joguem as suas beatas para o chão.

De acordo com a Sociedade Ponto Verde, as pontas de cigarro podem demorar até 10 anos a decomporem-se e durante esse processo libertam mais de 4000 substâncias químicas, que acabam por contaminar o piso das nossas cidades, solos e águas.

Recorde-se que, desde do início de setembro, os cigarros, de acordo com a Lei nº88/2019, estão equiparados a resíduos sólidos urbanos e, por isso, fica proibido o seu «descarte em espaço público», podendo as coimas chegar aos 250 euros.