Cuca Roseta juntou-se ao terceiro episódio da causa ligada ao incêndio de 2018. Projeto «Renature Monchique» já iniciou a recuperação de 600 hectares.
O projeto «Renature Monchique», criado em 2019 pelo GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, pretende restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio de Monchique, em 2018.
Estreou agora o terceiro episódio da nova websérie sobre o projeto e conta com a participação da fadista Cuca Roseta.
A Serra de Monchique foi afetada pelo maior incêndio florestal da Europa em 2018, sendo que quase 28 mil hectares foram queimados, afetando não apenas a comunidade local, mas também os habitats naturais e espécies desta área.
Neste sentido, o «Renature Monchique» lança agora o terceiro episódio da segunda temporada da websérie que revela o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na região.
A fadista Cuca Roseta é mais uma das caras conhecidas dos portugueses a juntar-se à causa, ao participar no episódio «O resultado», o terceiro da nova temporada, que leva os espectadores a visitar os locais que o «Renature Monchique» recuperou na Serra de Monchique, e que conta com mais de 600 hectares intervencionados.
Cuca Roseta que participar no projeto «foi uma experiência espetacular. Adoro natureza e ter a possibilidade de estar em contacto com este local, depois do incêndio de 2018, é muito especial. Desta forma, podemos ajudar a recuperar a Serra de Monchique, plantando árvores para crescerem de novo, e isso é algo que me deixa muito feliz. Convido todos a tornarem-se voluntários e juntarem-se a esta iniciativa, por Monchique, pela sua população, pelo nosso país e a sua natureza».
O projeto «Renature Monchique» foi criado pelo GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, em parceria com a Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o município de Monchique, com o objetivo de restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio de Monchique em 2018, apoiando o bem-estar local e mitigando os impactos futuros das alterações climáticas.