Cidadãos pedem ao presidente da Câmara Municipal de Lagos que proteja as falésias da Ponta da Piedade de interesses privados.
Centenas de cidadãos, incluindo advogados, empresários, celebridades como o cantor Dino D’Santiago, e expatriados juntaram-se à campanha, iniciada por um grupo de cidadãos, para pedir à Câmara Municipal de Lagos que impeça o desenvolvimento de projetos de construção privados junto às falésias da Ponta da Piedade e que realize uma consulta pública.
Assim, às 11 horas de quinta-feira, dia 8 de abril, na Câmara Municipal de Lagos, o ativista e autor Jonathan Silva vai entregar, uma carta aberta assinada por mais de 300 cidadãos de relevância da cidade.
Os signatários incluem advogados, empresários, investidores, professores dos ciclos e professores universitários, dentistas, psicólogos, sociólogos, arquitetos, investigadores, engenheiros ambientais, engenheiros agrónomos, membros reformados da Câmara Municipal, bem como celebridades como o cantor Dino D’Santiago que afirma que «Um Algarve de todos nós merece a conservação da nossa riqueza natural».
A campanha de Jonathan para proteger as falésias da Ponta de Piedade apresenta três exigências simples:
- O acesso seguro às falésias através da remoção das vedações;
- A retirada de quaisquer planos de desenvolvimento atuais para as falésias, ou licenças de construção;
- Uma consulta pública para que a comunidade possa decidir com o município o que deve acontecer com a área. A comunidade deve ter o direito de votar em diferentes propostas de projetos sobre a melhor forma de utilizar ou desenvolver a área.
A iniciativa está a ser dinamizada pela associação Solemage.
Sobre o Democracia na Europa 2025 (DiEM25)
O DiEM25 é um movimento pan-europeu de democratas, unidos sob a convicção de que a União Europeia só sobreviverá se for radicalmente transformada.
A crise ambiental, económica e do coronavírus mostraram que soluções reais para a maioria e não para a minoria só podem surgir se unirmos forças através das fronteiras.
Esta é a missão do DiEM25: realizar um esforço coordenado, em toda a Europa, para unir os cidadãos e criar energia suficiente para salvar a UE de si própria.