CCDR Algarve suspende licença de atividade da lixeira que arde no Ludo

  • Print Icon

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve suspendeu a licença de atividade de gestão de resíduos da empresa Inertegarve Lda, situada em Vale da Venda, Almancil.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, desencadeou na sexta-feira, dia 15 de julho, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), o procedimento de suspensão da licença de atividade de gestão de resíduos à empresa Inertegarve Lda, situada a céu aberto, em Vale da Venda, freguesia de Almancil, Loulé.

A licença de atividade para a instalação em causa foi emitida a 04 de abril de 2019, na sequência da aprovação do projeto de licenciamento e regime extraordinário para a regularização daquela atividade.

A licença, doravante em crise, autorizava o exercício da atividade de gestão de resíduos de construção e demolição. Desde o incêndio que ocorreu em setembro de 2011 e que levou 16 dias a arder.

A CCDR Algarve tem vindo a notificar o operador para o cumprimento de vários aspetos legais.

Por exemplo, para que encaminhe com regularidade os resíduos por forma a reduzir a sua quantidade nas instalações, e para que melhorar o processo de triagem. A entidade também exigiu obras de prevenção e segurança contra incêndios.

Agora, com a deflagração de mais um incêndio, na quinta-feira, dia 14 de julho, foi suspensa a licença no sentido da urgente resolução deste problema ambiental.