Avança o concurso para a requalificação da Ribeira de Aljezur

  • Print Icon

Avança o concurso para a empreitada da valorização e requalificação da Ribeira de Aljezur.

O município de Aljezur, de acordo com o deliberado na reunião de Câmara de 8/6/2021, aprovou o lançamento do concurso público para a realização de empreitada da obra de Valorização e Requalificação da Ribeira de Aljezur, com o valor base de 249.153,20 euros.

A obra visa concretizar a necessidade de corrigir e melhorar a continuidade longitudinal e transversal do corredor ecológico, baseando-se em critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade, recorrendo a soluções técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone.

A criação de locais de usufruição da linha de água, pelos munícipes e visitantes, é também um dos aspetos previstos na obra a realizar.

A área de intervenção do presente projeto engloba os terrenos e planos de água do domínio público e respetivas margens da ribeira de Aljezur, ribeira da Cerca, ribeira de Ceiceira e ribeira das Alfambras, num troço de extensão total de 5.1 quilómetros.

O projeto de Valorização e Requalificação da Ribeira de Aljezur foi alvo de financiamento do Fundo Ambiental, tendo o mesmo sido atribuído através de protocolo estabelecido entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o município de Aljezur, estabelecido ao abrigo da RCM n.º 41/2020, de 6 de junho.

Esta intervenção, é a continuidade de valorização da ribeira de Aljezur, que se pretende que possa ser usufruída e utilizada, preservando os valores ambientais de fauna e flora e ao mesmo tempo possibilitando melhores condições para a visitação.