Quando era pequena, Ana Pêgo, bióloga marinha formada na Universidade do Algarve, não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. À medida que foi crescendo apercebeu-se, porém, que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico!
Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie – Plasticus Maritimus, e, desde então, nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.
Numa parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, Ana Pêgo traz ao Auditório do Centro Autárquico uma palestra com o objetivo de compreender a importância vital dos oceanos, desenvolver a consciência e responsabilidade ambiental e social e, ainda, motivar para a alteração de comportamentos.
A ação, que tem entrada livre, está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13 de junho, às 21h00.
Segundo a bióloga, «cada vez mais se verificam pessoas a realizar ações de limpeza nas praias». Contudo, «mais do que limpar, temos de arranjar, rapidamente, alternativas ao plástico descartável, muitas vezes não reciclável e tão perigoso para os ecossistemas marinhos».
Inspirada neste projeto, lançou um livro intitulado «Plasticus Maritimus – uma espécie invasora» que contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos.