Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apresenta a sétima e última sessão participativa «Missão Natureza 22» no Ameixial.
O Parque de Merendas da Seiceira, no Ameixial, no concelho de Loulé, acolhe a sétima e última sessão participativa no âmbito do projeto «Missão Natureza 22» do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na sexta-feira, dia 28 de abril, às 14h30.
O objetivo desta iniciativa é melhorar o estado de conservação dos valores naturais de Portugal e orientar o investimento em biodiversidade.
A sessão é dedicada ao Objetivo 7 – Inovar no Investimento em biodiversidade e tem como orador principal João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, que lançará o debate em torno da inovação necessária para que haja financiamento para a conservação do património natural e gestão ativa da biodiversidade, através de incentivos ao desenvolvimento de atividades económicas sustentáveis no território.
Ao longo de um ano, ao mesmo tempo que se promove o envolvimento dos atores-chave em cada um dos temas, têm estado em discussão sete objetivos temáticos, em sete sessões de participação:
Aumentar a Apropriação Pública do Património Natural;
Melhorar o Estado de Conservação do Património;
Vigiar e Controlar Espécies Exóticas Invasoras;
Compatibilizar Economia e Biodiversidade;
Reforçar as Infraestruturas Verdes e a Conectividade Ecológica;
Estimular a Cooperação Internacional;
Inovar no Investimento em Biodiversidade .
O trabalho destas sessões culminará com a realização da Conferência Final, a 22 de maio de 2023, e os seus resultados permitirão orientar a intervenção pública em matéria de conservação da natureza e biodiversidade em Portugal, no período até 2030.
A participação é livre mas sujeita a inscrição.
Esta iniciativa ocorre em paralelo e conta com o apoio do Walking Festival do Ameixial, uma organização da ProActiveTur, da Cooperativa QRER e da Câmara Municipal de Loulé.