Algar e ENTRAJUDA promovem «Recolha Solidária de Brinquedos»

  • Print Icon

Iniciativa alia a solidariedade à preocupação ambiental.

A Algar encontra-se a promover, até final do mês de novembro, em todas as suas instalações e em parceria com a ENTRAJUDA, uma campanha de angariação de brinquedos usados (bonecos, bolas, livros, jogos, cd’s, entre outros) intitulada «Recolha Solidária de Brinquedos», no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que decorre de 21 a 29 de novembro e este ano tem como tema central os «Resíduos invisíveis».

Os brinquedos angariados nesta campanha, estando em bom estado de conservação, serão depois entregues às famílias carenciadas apoiadas pela Instituição de Solidariedade Social ENTRAJUDA.

De acordo com o site oficial da European Week for Waste Reduction, a produção de um smartphone com menos de 200 gramas, entregue numa embalagem pequena, gera ​​86 quilos de resíduos, que resultam dos processos de fabricação dos produtos. Grande parte dos resíduos invisíveis não podem ser reciclados e têm como destino os aterros.

Por isso, segundo a Algar, «todos podemos agir e contribuir para reduzir o desperdício invisível. A produção e consumo sustentável só será possível se os produtos/objetos tiveram uma vida útil mais longa, ou seja, se os reutilizarmos, repararmos, se os comprarmos em segunda mão, alugarmos e/ou compartilharmos em vez de possuí-los. As possibilidades são imensas!».