Albufeira continua a liderar nas Praias com Qualidade de Ouro

  • Print Icon

Este ano, Albufeira foi distinguida com 21 praias com Qualidade de Ouro, pela Quercus, mais duas do que no ano passado.

As boas notícias voltam a marcar a abertura da época balnear 2023 em Albufeira, que teve início a 15 de maio e prolonga-se até ao próximo dia 15 de outubro.

Após ter feito o pleno das Bandeiras Azuis da Europa – BAE (25 praias – 25 bandeiras + uma bandeira atribuída à Marina de Albufeira), sendo o município líder a nível nacional, Albufeira volta a ocupar lugar cimeiro no ranking das praias com Qualidade Ouro, galardão atribuído anualmente pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, faz questão de sublinhar que «o concelho contraria a tendência nacional – uma forte descida na atribuição do galardão nas águas balneares costeiras (menos 32 praias) – situação que resulta do esforço e do investimento concertado da autarquia, entidades com responsabilidade sobre a saúde e segurança da orla costeira, bem como dos parceiros institucionais a nível do saneamento das águas residuais e limpeza do areal, o que permitiu a Albufeira, desde o primeiro ano do programa (2006) a aumentar, quase sempre, o número de galardões atribuídos».

Em Albufeira foram classificadas com a insígnia de Ouro as seguintes zonas balneares: Alemães; Arrifes; Aveiros; Belharucas; Castelo; Coelha; Evaristo; Falésia Açoteias; Falésia Alfamar; Manuel Lourenço; Maria Luísa; Olhos de Água; Oura; Oura-Leste; Peneco; Pescadores; Rocha Baixinha; Rocha Baixinha-Nascente; Rocha Baixinha-Poente; São Rafael e Santa Eulália.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelos pelouros do ambiente e do Mar, reforça a opinião do presidente da Câmara, referindo que é graças à qualidade ambiental e beleza das nossas praias, para além da excelente gastronomia, hotelaria e restauração que Albufeira continua a ser considerada o maior destino turístico a nível nacional.

Na época balnear 2023, a Quercus atribuiu o galardão «Praia com Qualidade de Ouro» a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias distinguidas, 327 são praias costeiras. A região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada com 98 praias, logo seguida do Algarve com 85 bandeiras Qualidade de Ouro, das quais 21 pertencem a Albufeira.

No entanto, a região algarvia foi a que registou a menor descida, apenas menos um galardão, enquanto na região norte verificou-se a maior queda, menos 13 praias no total.

A lista completa pode ser consultada aqui.

Também a Águas do Algarve congratulou-se por por este resultado na região.