VRSA promove concerto e gala de fado para ajudar o jovem João Pedro

  • Print Icon

Ingressos já estão à venda e revertem na totalidade a favor da causa.

O município de Vila Real de Santo António (VRSA) prepara uma Gala de Fado e um concerto solidário a favor de João Pedro, um jovem de 25 anos, de Monte Gordo, que em novembro de 2021 foi atacado e agredido à saída de um bar em Ayamonte, Espanha.

Em resultado da agressão, sofreu um traumatismo crânioencefálico grave com Lesão Axonal Difusa Grau III e um AVC Isquémico, que o deixou em estado de coma.

Neste momento, encontra-se num estado de consciência mínima. Foi submetido a uma intervenção cirúrgica (craniectomia descompressiva) e a uma traqueostomia, tendo-lhe sido colocada uma sonda no estômago, por onde é alimentado.

O jovem João Pedro precisa de ajuda para efetuar tratamentos e prosseguir o processo de recuperação, cujo historial pode ser consultado na página oficial da causa.

Nesse sentido, o Centro Cultural António Aleixo, em VRSA, irá receber uma gala de fado e um concerto de António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, cujas verbas se destinam a apoiar os tratamentos e o processo de recuperação do rapaz de 25 anos.

O primeiro espetáculo – a Gala de Fado «Por ti, João Salvador» – tem lugar no dia 19 de fevereiro (sábado), às 21h30, e é organizado por vários fadistas e músicos algarvios que, desde a primeira hora, se associaram à causa.

A iniciativa conta com as vozes de Nádia Catarro, Luís Manhita, Isa de Brito e Luís Saturnino, que serão acompanhados pelos músicos Gonçalo Rosa (guitarra portuguesa), Aníbal Vinhas (viola de fado), André Ramos (viola de fado) e Gonçalo Cercas (viola baixo).

Já a 26 de fevereiro (sábado), também às 21h30, António Manuel Ribeiro, músico, cantor, poeta e líder da banda portuguesa de rock UHF, apresenta-se ao público num concerto intimista e solidário. A primeira parte do espetáculo conta com a participação do grupo vila-realense «Os Intencionais».

Compositor da maioria dos temas editados, quer a solo quer com a banda, António Manuel Ribeiro abraçou também os livros e as canções com a sua poesia. Tornou-se num dos melhores poetas-rock, podendo ser considerado o fundador desse movimento em Portugal.

Os bilhetes para os dois espetáculos encontram-se à venda no Centro Cultural António Aleixo e as receitas de bilheteira reverterão, na totalidade, para a causa. As entradas para a gala de fado têm o valor de 10, 15 ou 20 euros. Já os ingressos para o concerto de António Manuel Ribeiro têm o valor de 12.5, 15 ou 20 euros. O valor pago será convertido em donativo.

Para aceder aos espetáculos será necessária a apresentação de Certificado Digital na modalidade vacinação, recuperação ou teste negativo PCR ou antigénio.