VRSA procura temas para debater num Fórum Jovem em formato digital

  • Print Icon

Jovens do concelho podem votar online nos seus temas que considerem mais pertinentes.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) encontra-se a organizar o Fórum Jovem, um projeto que visa o debate de ideias e a troca de opiniões sobre temas e questões selecionadas e identificadas pelos jovens do concelho.

Tendo em consideração a situação pandémica que o país atravessa, a iniciativa será dinamizada, numa fase inicial, através das plataformas digitais. O tema do primeiro fórum será escolhido através de votação online, que pode ser efetuada nas redes sociais e site autárquico da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (aqui).

Depois de selecionados os assuntos mais votados, será organizado um painel de debate composto por convidados e profissionais, por área selecionada, numa dinâmica de diálogo e partilha que possa ir ao encontro dos interesses e necessidades atuais dos jovens.

Numa altura em que grande parte dos estudantes ainda se encontra em regime de ensino à distância, este fórum procura igualmente constituir-se como uma ferramenta cívica capaz de incrementar os níveis de participação juvenil na tomada de decisões e no debate de questões estratégicas.

Recorde-se que, também no passado mês de fevereiro, a autarquia de VRSA lançou a linha «Pergunta, que a gente responde» (disponível através do WhatsApp ou pelo telefone 911 006 978), valência que pretende prestar apoio e aconselhamento aos jovens do concelho em áreas tão distintas como educação, formação, emprego, habitação e apoios sociais, desporto, cultura, associativismo ou saúde.

Ainda neste âmbito, o município criou, no final de 2020, um concurso para a criação do logótipo do seu Núcleo da Juventude, cuja proposta vencedora, selecionada a partir de quase duas dezenas de trabalhos apresentados, irá agora constar nos materiais gráficos que vierem a ser produzidos.

Estas são algumas das dez atividades dirigidas aos jovens do concelho de VRSA que estão a ser preparadas para o ano de 2021 pela Câmara Municipal, e que incidem em áreas tão distintas como expressão artística, arte urbana, desporto, formação profissional ou voluntariado.