VRSA mantém cemitério aberto nos dias de Todos os Santos e Finados

  • Print Icon

Autarquia preparou um conjunto de regras para que o espaço possa permanecer aberto nas efemérides.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), tendo em consideração a aproximação do Dia de Todos os Santos e do Dia de Finados, durante os quais se prevê uma maior afluência de pessoas ao Cemitério Municipal, adotou um conjunto de medidas preventivas para que todos os munícipes possam, em segurança, prestar homenagem a todos os que já partiram.

Assim, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, e de forma a prevenir o contágio e a propagação da COVID-19, a Câmara Municipal de VRSA irá implementar normas adicionais de prevenção e promover um reforço dos horários. O cemitério irá estar aberto, de forma ininterrupta, entre as 8h00 e as 17h00, sendo obrigatório o uso permanente de máscara em todo o recinto e a desinfeção obrigatória das mãos à entrada.

Para assegurar o cumprimento destas medidas, nomeadamente as determinadas pelo atual estado de calamidade decretado pelo Governo da República Portuguesa, a autarquia irá controlar as entradas e saídas, disponibilizar álcool gel em todo o recinto e delimitar as zonas de circulação.

A par disso, serão alocados funcionários para garantir a segurança de todos os visitantes, que deverão seguir, de forma rigorosa, as orientações da Direção-Geral de Saúde, nomeadamente no que se refere ao distanciamento social, etiqueta respiratória e ajuntamentos (a aglomeração nunca deverá ser superior a cinco pessoas).

No contexto de pandemia que atravessamos, a Câmara Municipal apela «à compreensão e ao civismo» e relembra «a necessidade do cumprimento das regras determinadas, sendo esta a única forma possível de permitir a todos recordar os seus entes queridos sem colocar em risco a saúde pública».