Vilamoura acolhe os únicos Campeonatos de Vela a decorrer no mundo

  • Print Icon

Campeonato da Europa da classe olímpica Finn acaba de ser transferido de França para Portugal, juntando-se a campeonatos do mundo, campeonatos da europa e provas de qualificação para os Jogos Olímpicos.

A poucos meses da competição olímpica, o Centro de Estágios Vilamoura Sailing acolhe e organiza os campeonatos mais importantes de algumas das classes olímpicas. Hoje, segunda-feira, dia 8 de março, arrancaram as primeiras regatas do Campeonato do Mundo da classe 470, que reúne perto de uma centena de tripulações, oriundas de 26 países.

É, portanto, nas águas de Vilamoura que há várias nações a tentar ainda garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Portugal é um dos países que ainda não conseguiu a qualificação e que tem no Algarve algumas tripulações «a dar tudo por tudo para realizar essa conquista».

Em simultâneo, está a decorrer o Campeonato da Europa de RS:X, com mais de 80 pranchas em competição. Nesta classe, todos os países já garantiram a qualificação para Tóquio mas é em Vilamoura que irão eleger o velejador que os irá representar.

O Vilamoura Sailing foi ainda escolhido para receber e organizar o Campeonato da Europa da classe Finn, que estava previsto realizar-se na prestigiada Semana Olímpica de França. Com o cancelamento da prova francesa devido à pandemia, a decisão de transferir o Europeu de Finn para Vilamoura «foi tomada rapidamente».

Para além do reconhecimento «da qualidade organizativa do Vilamoura Sailing e das excelentes condições logísticas oferecidas aos velejadores, há ainda a vantagem de Vilamoura apresentar grandes semelhanças com Tóquio no que diz respeito a vento e condições de mar».

Balazs Hajdu, presidente da Classe Internacional de Finn afirma que «esta capacidade de organizar, em poucos dias, um campeonato desta importância reflete o profissionalismo da equipa do Vilamoura Sailing e dá-nos a segurança de que os nossos velejadores vão ter um grande e justo campeonato».

Já para Nuno Reis, diretor do Vilamoura Sailing, «este é o reconhecimento do nosso trabalho e da afirmação de Vilamoura no panorama mundial. Fomos escolhidos, deixando para trás mais de seis propostas de outras organizações prestigiadas».

Para os cerca de 120 velejadores da classe Finn, este campeonato servirá de preparação para a qualificação para os Jogos Olímpicos, que irá decorrer na Finn Gold Cup, a ter lugar no Porto, três semanas depois.

Já para a maioria dos velejadores das classes olímpicas, será nas águas de Vilamoura que irão ter a derradeira oportunidade de marcar presença nos Jogos Olímpicos realizados em 2021, devido à pandemia.