Vila do Bispo homenageia os antigos combatentes do concelho

  • Print Icon

No âmbito do Dia do Combatente.

O Memorial aos ex-combatentes de Vila do Bispo recebe no próximo sábado, 9 de abril, Dia do Combatente, a partir das 10h30, uma cerimónia de homenagem aos militares do concelho falecidos ao serviço da Pátria.

Também na sequência desta iniciativa, serão depositadas coroas de flores nas sepulturas dos militares falecidos em combate nos cemitérios de Sagres, Barão de São Miguel e Budens.

Esta data marca o dia 9 de abril de 1918, quando as tropas portuguesas que formavam o CEP (Corpo Expedicionário Português), na França, no curso da 1ª Guerra Mundial, foram flageladas pela ofensiva alemã levada a cabo pela madrugada, naquela que ficou conhecida pela Batalha de La Lys, ou do Lys.

Desde essa data, o dia 9 de abril passou a ser comemorado como o «Dia do Combatente» e nele são homenageados todos os militares portugueses caídos em situação de guerra, com especial destaque para os falecidos na 1.ª Grande Guerra, ou Guerra da França (1914–1918), bem como os da chamada Guerra de África ou do Ultramar (1961–1974).

Esta ação é organizada pela Câmara Municipal e conta com o apoio da Associação dos Ex-Combatentes de Vila do Bispo.

Programa completo:

9h00 – Deposição de coroas de flores no cemitério de Sagres;
9h25 – Deposição de coroas de flores no cemitério de Barão de São Miguel;
10h00 – Deposição de coroas de flores no cemitério de Budens;
10h30 – Jardim da Fonte – Vila do Bispo – Cerimónia junto ao Memorial aos Ex Combatentes de Vila do Bispo; Discurso do Presidente da Associação dos Ex-Combatentes; Discurso da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo; Deposição de coroas de flores no Monumento e Minuto de silêncio.