Vila do Bispo distinguida com Bandeira Verde ECO XXI 2020

  • Print Icon

Vila do Bispo voltou a ser distinguida como «eco-município» com a atribuição do galardão ECO XXI 2020, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A sessão de apresentação dos resultados das candidaturas para este galardão decorreu ontem, quarta-feira, dia 16 de dezembro, num evento em formato digital.

Segundo o município, a atribuição deste prémio vem, mais uma vez, «reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas em Vila do Bispo, baseadas em aspetos como a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental».

Hastear a bandeira ECO XXI «significa o compromisso por parte da autarquia para com os munícipes em desenvolver a sustentabilidade nas áreas ambiental, económica e social, dando ainda especial atenção à importância da educação neste percurso».

Nesta edição de 2020, foram 56 os municípios distinguidos com o galardão, num total de 62 municípios candidatos.

O ECO XXI é um programa de educação para a sustentabilidade, composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, que pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas como a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, a Sociedade Civil, as Instituições, a Conservação da Natureza, o Ar, a Água, a Energia, os Resíduos, a Mobilidade, o Ruído, a Agricultura e o Turismo e Ordenamento do Território.

Este ano, pela primeira vez, incluiu indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar.