Vicentina abre novos apoios a pequenos produtores agrícolas

  • Print Icon

Programa GAL ADERE 2020 dinamizado pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, volta a abrir candidaturas de apoio aos produtores, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 Leader.

Os avisos encontram-se abertos até ao dia 30 de novembro, com dois tipos de medidas: Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (10.2.1.1) e Cadeias Curtas (10.2.1.4).

Dentro do atual quadro comunitário 14/20, estes serão dos últimos avisos a ser lançados.

Deste modo, a Vicentina encontra-se a preparar um plano de divulgação, cujo principal objetivo é chegar a mais produtores e possíveis interessados nos apoios, através de várias visitas às freguesias e mercados na sua área de intervenção.

Tentará ainda entender o impacto do Programa de Desenvolvimento Rural junto dos seus beneficiários, fazendo um breve balanço sobre os últimos anos de investimentos.

Nos anteriores avisos, as medidas com maior adesão foram precisamente aquelas que reabrem para novas candidaturas.

No que respeita à medida Pequenos Investimentos nas Exploração Agrícola (10.2.1.1), esta permite a muitos a capacitação e dinamização das suas explorações, o que por vezes representa melhorias significativas nas condições de trabalho e de produção dos agricultores.

Já a medida Cadeias Curtas (10.2.1.4), encontra-se neste momento, com inúmeras candidaturas aprovadas.

O apoio com uma adesão mais significativa relaciona-se com as deslocações aos mercados, no entanto estão previstas várias possibilidades de apoio aos produtores, desde a criação de websites para divulgação das suas produções até ações de promoção e sensibilização.

Com uma área de intervenção relativamente vasta, a associação estende a sua atividade aos concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Silves e Portimão.

A Vicentina pretende através da abertura destes avisos prosseguir com alguns dos objetivos de sempre, melhorar as condições de rendimento e trabalho dos agricultores, assim como, valorizar e dinamizar os circuitos curtos, incentivar a comercialização de proximidade dos diversos produtos agrícolas, permitindo assim que muitos agricultores escoem as suas produções.

Para aceder a informações mais detalhadas e necessárias para a submissão da candidatura, pode fazê-lo online ou contactando a associação por telefone (282 680 120).