UAlg lança «app» que promove percursos através da realidade aumentada

  • Print Icon

Universidade do Algarve (UAlg) lançou a aplicação (app) «Lost Stories, Folklore & History», numa reunião que juntou os parceiros do projeto Trail Gazers na ilha de La Palma, nas Canárias.

Esta é uma app que usa realidade aumentada para disponibilizar informação tangível e intangível relacionada com a cultura, a ecologia, o folclore e a história dos percursos no telemóvel dos visitantes, explorando a gamificação para tornar mais desafiante a sua descoberta.

Os visitantes de um percurso podem descarregar o aplicativo gratuitamente das lojas da Apple e Google para o dispositivo móvel e, usando a realidade aumentada, podem aceder aos conteúdos materiais e imateriais ao longo do percurso relacionados com a localização geoespacial onde se encontram. Com esta app, os visitantes podem usar os seus telemóveis ou tablets enquanto visitam os percursos.

Ao caminhar no trilho, o visitante vai ativando e descobrindo a sua história, usando a sua geolocalização ou códigos QR e, assim, pode ouvir e observar conteúdos relacionados com o lugar que está a percorrer.

A app «Lost Stories, Folklore & History» também usa gamificação para motivar a participação. É possível atribuir questões de múltipla escolha a um ponto de interesse que pode ser usado para testar o conhecimento do visitante e, ao mesmo tempo, motivá-lo a ganhar pontos para se posicionar no ranking.

A Universidade do Algarve disponibiliza nesta app o Trilho dos Sete Vales Suspensos, em Lagoa, e também é possível incluir outros percursos que desejem aproveitar as potencialidades desta ferramenta.

O desenvolvimento desta plataforma foi coordenado por Mauro Figueiredo, docente do Instituto Superior de Engenharia da UAlg, e contou com o apoio do projeto TrailGazersBid.

Este projeto é cofinanciado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico e conta com 10 parceiros de diferentes regiões da Irlanda, Reino Unido, Espanha, Portugal e França.