UAlg acolhe colóquio no âmbito do Dia da Marinha

  • Print Icon

«O Mar: Tradições e Desafios» é o serve de mote para o colóquio inserido nas comemorações do Dia da Marinha.

O colóquio terá lugar na sexta-feira, dia 20 de maio, em Faro, no Auditório Verde (edifício 8) da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.

A sessão de abertura, marcada para as 9h30, será presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Passaláqua Gouveia e Melo, e pelo Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

Este encontro científico, organizado pela Academia de Marinha, pretende ampliar o debate em torno do conhecimento do Mar e divulgar a importância das várias Marinhas ao longo dos tempos.

Contará com a participação de vários professores e investigadores da Universidade do Algarve e membros da Academia de Marinha, que focarão as suas apresentações em torno da maritimidade, nas suas várias dimensões, intervindo na compreensão do passado e do presente e perspectivando o futuro.

O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Este ano, as comemorações terão lugar na cidade de Faro durante o mês de maio.

O programa está disponível aqui.