Trio de jovens agressores de Olhão fica em prisão preventiva

  • Print Icon

O Juízo de Instrução Criminal de Faro aplicou hoje a medida de coação de prisão preventiva, aos jovens agressores de Olhão.

O Procurador da República da 2ª seção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, apresentou, ontem, dia 14 de fevereiro, ao Juízo de Instrução Criminal de Faro, para primeiro interrogatório, três jovens detidos, todos com 16 anos de idade, indiciados pela coautoria de: quatro crimes de roubo; um crime de roubo na forma tentada; quatro crimes de ofensa à integridade física qualificada. A um dos detidos acresceu também um crime de dano com violência.

Os três detidos ocupavam uma posição de liderança num bando juvenil, onde também faziam parte cinco sujeitos, um com 16 anos e os restantes com 15 anos, os quais participaram nos crimes acima mencionados de forma pontual.

Os crimes ocorreram em diversas datas do mês de janeiro de 2023, na cidade de Olhão, e as vítimas foram portugueses em situação de sem-abrigo e estrangeiros imigrantes.

Segundo informou hoje o Procurador Coordenador da Procuradoria da República da Comarca de Faro, Luís Manuel Maia Mota Carmo, este é o grupo que no dia 25 de janeiro, cerca das 23h30, na Rua João Lúcio, em Olhão, espancou um estrangeiro a soco, pontapé e à paulada, na sequência do que se apropriaram de 340 euros, uns hedphones e um isqueiro que aquele trazia.

Hoje, aos detidos foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva, requerida pelo Procurador da República. Aos outros elementos do bando foram abertos inquéritos tutelares educativos.

A investigação a cargo da Polícia de Segurança Pública, tutelada pelo Ministério Público, prossegue uma vez que há indícios de que outros jovens faziam parte do bando, embora de forma irregular.

Na segunda-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) fez uma operação que resultou na detenção dos jovens suspeitos.

No dia 6 de fevereiro, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa veio a Olhão pedir desculpa aos imigrantes nepaleses agredidos pelo grupo de jovens delinquentes.