Tinto da Quinta da Penina vence ouro no Concurso Cidades do Vinho

  • Print Icon

O Concurso Cidades do Vinho 2023 já anunciou os seus vencedores e a Quinta da Penina alcançou a medalha de ouro com o Negra Mole.

O município de Lagoa felicitou a Quinta da Penina pela medalha de ouro alcançada com o vinho tinto «Quinta da Penina – Negra Mole», no Concurso Cidades do Vinho 2023, que se realizou entre os dias 5 e 7 de maio no Museu do Vinho de São João da Pesqueira.

A terceira edição do Concurso Cidades do Vinho apresentou os resultados na passada quinta-feira, dia 11 de maio, onde conta que a medalha de ouro é atribuída ao vinho da Quinta da Penina, produzido no concelho de Lagoa.

O Concurso Cidades do Vinho 2023 já anunciou os seus vencedores e a Quinta da Penina alcançou a medalha de ouro com o Negra Mole.

O vencedor, o «Quinta da Penina – Negra Mole», é um vinho da casta autóctone do Algarve, sendo que, «este prémio vem demonstrar, mais uma vez, o excelente trabalho que está a ser desenvolvido pelos produtores de vinho e pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) na produção de vinhos de qualidade que são, cada vez mais, reconhecidos e premiados», de acordo com a Câmara Municipal de Lagoa.

A casta Negra Mole é uma casta única no mundo e exclusiva da região do Algarve, estando associada a esta região, uma vez que só aqui existe em quantidade, sendo a segunda casta portuguesa mais antiga.

O Concurso Cidades do Vinho 2023 já anunciou os seus vencedores e a Quinta da Penina alcançou a medalha de ouro com o Negra Mole.
Quinta da Penina.

O Concurso Cidades do Vinho tem como objetivo promover os vinhos associados ao seu território. Os municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos das suas regiões.

Trata-se de concurso que conta com organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) que, este ano, teve São João da Pesqueira como anfitrião.

A terceira edição do concurso decorreu na região do Douro — Cidade Europeia do Vinho 2023, no Museu do Vinho de São João da Pesqueira, no entanto, é de realçar que a primeira edição do concurso, no ano de 2021, decorreu na cidade de Lagoa.

«Quero felicitar a Quinta da Penina, um produtor do concelho de Lagoa, pelo prémio obtido. Demonstra bem a qualidade do trabalho que está a ser realizado na região do Algarve e no nosso concelho. Aproveito, também, para felicitar o produtor algarvio, Herdade Barranco do Vale, pelas duas medalhas obtidas» afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.