Terras do Infante intervém na rede de defesa da floresta contra incêndios

  • Print Icon

Está concluída a empreitada de limpeza e manutenção da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, num total de 780 hectares, executada pela empresa VEDAP.

Os trabalhos foram financiados pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), através de candidaturas submetidas ao PDR 2020, com o objetivo de criação de condições de segurança, nomeadamente limpeza, manutenção, desmatações, trabalhos de silvicultura e criação de descontinuidades florestais, capazes de criar janelas de oportunidade no combate a incêndios florestais/rurais.

Ainda neste âmbito, foram criados no concelho de Aljezur, em empreitada adjudicada à empresa Suberambiente, mais três troços a incluir na Rede Primária, que totalizam cerca de 200 hectares.

A Terras do Infante, «em matéria de prevenção e combate a incêndios florestais, prima e assenta a sua intervenção num planeamento supramunicipal, com mais de duas décadas de boas práticas de execução de trabalhos pioneiros nesta matéria».

Durante os meses de maio e junho, serão ainda executados diversos contratos programa a estabelecer com clubes e associações de caçadores dos três concelhos, que permitirão a limpeza de mais 300 hectares, bem como a ordenação e regulação de boas práticas cinegéticas.