Tavira celebra passagem de ano com concerto de HMB

  • Print Icon

Em Tavira, durante o mês de dezembro e até ao início de janeiro, há todo um programa relacionado com a época natalícia que vai desde concertos, oficinas, gastronomia e animação para os mais novos.

O município de Tavira, de forma assinalar a quadra festiva que se aproxima, preparou um programa destinado a todos os públicos que se estende ao longo do mês de dezembro e início de janeiro.

O destaque deste ano é o concerto da banda portuguesa HMB, liderada por Héber Marques, que atua na Praça da República, na noite de passagem de ano, a partir das 00h10.

Além disso, os festejos natalícios contam este ano com diversas ofertas: iluminação, música, circo, animação de rua, artes performativas, mostras e oficinas de artesanato, folclore, demonstrações gastronómicas, provas de vinho, fogo-de-artifício, presépios e charolas.

Por outro lado, o Mercado da Ribeira de Tavira vai ser palco de diversos espetáculos de música coral, jazz, tradicional, gospel, filarmónica, lírica e, ainda, circo. Um dos pontos altos está marcado para o dia 4 de dezembro, no âmbito do aniversário da classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO (Azerbaijão, Baku, 2013), com um concerto comemorativo com intérpretes do Sudão, Marrocos, Guiné Conacri e Portugal – Muhsilwan & Zé Francisco.

O Jardim das Palmeiras acolhe nos dias 1, 3, 4, 8, 10, 11, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 de dezembro, 6 e 7 de janeiro, numa coorganização das associações ASTA, Almadrava e Abacora com o município, as mostras de artesanato de Natal. Também a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Baixa da Cidade (UAC) se juntou à ocasião com diferentes iniciativas alusivas.

No dia 8, pelas 11h00, a baixa da cidade recebe o Pai Natal e, até dia 28, a Casinha do Pai Natal na Praça da República e o comboio natalício prometem fazer as delícias dos mais novos.

No concelho de Tavira, todo o mês de dezembro e até ao início de janeiro, há todo um programa relacionado com a época natalícia.

Por sua vez, a animação de rua está prevista nos dias 10, 17 e 24 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00 e no dia 23 entre as 14h30 e as 17h30.

De realçar também que com o objetivo de incentivar o apoio ao comércio local, a Associação Baixa de Tavira volta a promover o Passatempo de Natal, entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro, com sorteios semanais.

O Mercado Municipal de Tavira, sob orientação do chef Jorge Rodrigues, apresenta demonstrações gastronómicas com os chefs Arnaldo Correia e Adério Almeida nos dias 10 e 17, pelas 10h30, seguindo-se a atuação de ranchos folclóricos, às 12h00.

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos com o programa «No Sapatinho da Biblioteca», de 2 a 24 de dezembro, vai trazer as seguintes atividades: «Afinal o que é o Natal?» (exposição de árvores de Natal); «Leituras de Natal» (com oficinas temáticas) e «Não há Natal sem Livros» (com sugestões de leituras).

O concerto de Natal conta com a participação do Ensemble São Bernardo no dia 17, às 21h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, sob a orientação do maestro Nuno Margarido Lopes e com um coro constituído por 12 vozes.

A noite de passagem de ano começa as 22h30 na Praça da República com o concerto de Rita Fox Band, precedido do tradicional fogo-de-artifício na Ponte dos Descobrimentos, o concerto de HMB e, a terminar a noite, DJ Di Angello.

A música volta a ouvir-se no dia 7 de janeiro com o Concerto de Reis da Orquestra Clássica do Sul, às 21h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No dia seguinte, às 15h00, o Mercado da Ribeira acolhe o XXXVI Festival de Charolas «Cidade de Tavira», com a participação de cinco grupos.

Durante o mês de dezembro, o Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria promove oficinas de artesanato, numa colaboração com a Associação Em Contato Tavira – Projeto Lado a Lado, dedicada à empreita de palma e a taleigos.

A tradição dos Bombeiros Municipais de Tavira também não ficou de fora com a criação de mais um Presépio de Natal com centenas de figuras, o qual pode ser visitado, diariamente, até dia 8 de janeiro.

Por fim, entre os dias 28 de novembro e 9 de janeiro, entre as 10h00 e as 17h00 é possível visitar o Presépio de Natal do Agrupamento 100-Tavira do Corpo Nacional de Escutas (CNE) na Capela de Nossa Senhora da Consolação.

Programação Mercado da Ribeira:

Dia 1-16h00: Grupo Coral Pérolas do Gilão da Sociedade Orfeónica Amadores de Música e Teatro de Tavira;
Dia 3-15h00: Projeto Lado a Lado da Associação em Contato Tavira;
Dia 8-16h00: Rui Vaz acompanhado ao piano pelo maestro Mário Rui Teixeira;
Dia 10-16h00: Banda Musical de Tavira;
Dia 11-16h00: Coro Jubilate Deo;
Dia 17-16h00: Grupo Coral Tavira e Unitum Voces de Loulé;
Dia 18-16h00: Carlos Guilherme (cantor lírico);
Dia 19-15h00: Trio Cantabile;
Dia 20-15h00: Quinteto da Orquestra de Jazz do Algarve com Ilse Huizinga e Michael Lauren;
Dia 21-15h00: «Cantar às estrelas» por Catarina Moura, Manuel Rocha, Quiné, Luis Pedro Madeira e João Cação;
Dia 22-15h00: Gospel Collective liderado por Selma Uamusse;
Dia 23-15h00: Circo de Natal – Dallas (palhaços, ventríloquo, malabaristas);
Dia 7 de janeiro-espetáculo de acordeão.