Tavira celebra o Dia Mundial do Ambiente por todo o concelho

  • Print Icon

Câmara Municipal de Tavira está a preparar um programa que visa sensibilizar a população para a necessidade de assegurar a qualidade ambiental, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente.

Neste sentido, decorre no próximo sábado, dia 5 de junho, um conjunto de iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia de Cachopo. Pela manhã, às 10h00, realiza-se uma ação de limpeza, com ponto de encontro no Largo dos Bombeiros de Cachopo.

Mais tarde, às 16h00, terá lugar na Junta de Freguesia a tertúlia «Cachopo e o seu património cultural e natural. Que futuro?».

O dia na localidade serrana prossegue com uma caminhada de dois quilómetros, agendada para as 18h00, estando o fecho das atividades previsto para as 19h00, com o concerto «Liberdades», pela Orquestra de Jazz do Algarve, a ter lugar na Fonte Férrea de Cachopo.

Ainda no seguimento destas comemorações, está previsto para domingo, dia 6 de junho, às 17h00, no Posto Agrário de Tavira, um workshop sobre compostagem que terá a duração de três horas.

Já para terça-feira, dia 8 de junho, às 10h00, estão programadas duas ações no jardim em frente às Piscinas Municipais de Tavira: «Plancton no Oceano», com organização do município de Tavira e do Centro Ciência Viva de Tavira, e «À descoberta do Ambiente», a cargo do município e da Taviraverde.

Na quarta-feira, dia 9, às 9h30, decorre uma ação de limpeza na margem do Rio Gilão, numa organização da autarquia, do Centro Ciência Viva e da Taviraverde.

Paralelamente, a autarquia lança o Take a Chance (Aceite o Desafio). Trata-se de uma atividade que terá lugar entre 5 e 9 de junho, nas arcadas dos Paços do Concelho e nas diversas freguesia de Tavira.

Consiste na disponibilização de um conjunto de cartões, cujo conteúdo é um desafio ao cidadão, com o objetivo de alertar para as causas ambientais, reduzir a pegada ecológica e contribuir para a adoção de medidas em prol do desenvolvimento sustentável.

Ao assinalar esta efeméride, é intenção da edilidade «promover ações de proteção e preservação do ambiente, assim como alertar a comunidade, sobretudo a camada mais jovem, para as questões relacionadas com esta temática».