Tavira acolheu o 1º Campeonato Internacional de Xadrez CHESS FEST

  • Print Icon

O CHESS FEST´22, primeiro Campeonato Internacional de Xadrez, teve a sua primeira edição em Tavira com 30 jogadores em competição.

O CHESS FEST’22 Tavira realizou-se no AP Maria Nova Lounge Hotel no passado sábado, dia 3 de dezembro, com a presença de 30 jogadores inscritos na Federação Internacional de Xadrez e oriundos de diversos países: Portugal, Espanha, Brasil, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Ucrânia e Bulgária.

O torneio, de acordo com o diretor J. Godinho Correia, foi «muito concorrido e com prémios muito significativos».

A vencedora do Maria Raquel Delgado Martins, o prémio feminino da prova que pretende incentivar a presença das jogadoras, foi a holandesa Ada Leona van der Giessen, que contou com uma retribuição monetária.

Já o vencedor geral deste 1º Campeonato Internacional de Xadrez foi o jogador da Associação Académica de Coimbra André Dionísio, tendo recebido 200 euros e um voucher de duas noites para duas pessoas no AP Maria Nova Lounge Hotel, em Tavira.

Os melhores jovens Sub20 e Sub14 e os melhores veteranos S50 e S60 foram também premiados.

O CHESS FEST´22, primeiro Campeonato Internacional de Xadrez, teve a sua primeira edição em Tavira com 30 jogadores em competição.

Ainda segundo Godinho Correia, «o primeiro passo para que o CHESS FEST Tavira se torne um destino do xadrez de Competição Nacional, foi dado com sucesso».

Prova disso foi o incentivo que Eurico Palma, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira, deu à Casa das Artes de Tavira, patrocinador do evento, e ao AP Maria Nova Lounge Hotel, parceiro da prova.

O CHESS FEST´22 contou ainda com a presença de José Mateus, presidente da União de Freguesias de Tavira.

Este torneio de partidas semi-rápidas, organizado pelo Clube Recreativo Fuzetense, recebeu ainda o apoio da Rádio Gilão e da ACXA – Associação de Clubes de Xadrez do Algarve.