Incubadora portimonense ficou em segundo lugar na sua categoria.
A StartUp Portimão foi uma das vencedoras dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), iniciativa da Comissão Europeia que pretende distinguir as melhores práticas de promoção de empreendedorismo.
A incubadora do município de Portimão ficou em segundo lugar na categoria de desenvolvimento do ambiente empresarial, com o projeto Portugal Site Selection, tendo a competição nacional destes prémios sido coordenada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.
A categoria em causa reconhece, segundo a Câmara Municipal de Portimão, «as políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local que promovem a criação e o desenvolvimento empresarial, simplificam os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementam o princípio Pensar primeiro em pequena escala, dirigindo-se a pequenas e médias empresas».
A vereadora Teresa Mendes representou o Município de Portimão na cerimónia de entrega das distinções, realizada na segunda-feira, 26 de outubro, onde também marcou presença o secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves.
Na ocasião também foram premiados projetos relativos às restantes categorias a concurso: promoção do espírito do empreendedorismo; investimento nas competências empreendedoras; apoio à internacionalização das empresas; apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos, e empreendedorismo responsável e inclusivo.
Sendo um projeto municipal com pouco mais de três anos, a StartUp Portimão «surgiu do objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação no concelho, criar empregos e fixar pessoas no território, proporcionando o ambiente e serviços essenciais ao desenvolvimento empresarial». O caráter internacional do Autódromo do Algarve, onde está localizada, «permite a proximidade a grandes marcas e clusters de potenciais clientes».
Luís Matos Martins, responsável pelos Territórios Criativos, a empresa de consultadoria e apoio ao empreendedorismo, parceira da StartUp de Portimão, em conjunto com a GEN Portugal, afirmou na cerimónia que «esta distinção é resultado do fortalecimento de um ecossistema empreendedor que estamos a criar através de programas nas escolas, formação dos técnicos dos municípios e uma atividade que integra as organizações e os empresários locais».
Também naquele momento foi reforçado o facto de o investimento no tecido económico do Algarve ser particularmente importante na atualidade, para combater a crise gerada pela pandemia COVID-19, «pelo que é importante a busca de alternativas». Em paralelo, a StartUp de Portimão «tem procurado soluções que possam ser úteis para o turismo e que ajudem as empresas locais e regionais a construir ofertas que sejam mais competitivas no mercado europeu e global».
A incubadora conta atualmente com 20 empresas nas suas instalações, sendo cinco delas de empreendedores estrangeiros. Nos últimos três anos tem feito uma interação efetiva e consistente com os empresários locais, através da organização de encontros estratégicos com players das várias áreas do tecido económico algarvio.
Um dos principais objetivos da StartUp para o próximo ano será «a captação de mais empresas estrangeiras para Portimão, nomeadamente ligadas ao setor automóvel, tirando partido do potencial gerado pela proximidade com o Autódromo Internacional do Algarve».