Silves terá Áreas de Reabilitação Urbana em Algoz e São Marcos da Serra

  • Print Icon

Sessões públicas de apresentação têm lugar no início de abril.

A Câmara Municipal de Silves vai promover duas sessões de apresentação, nos dias 5 e 9 de abril, às 21h00, no âmbito da delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Algoz e de São Marcos da Serra. As reuniões realizam-se no pavilhão desportivo da EB 2,3 do Algoz e no Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra.

Esta iniciativa integra a estratégia municipal de reabilitação urbana, «empenhada e comprometida com o desenvolvimento local que tem vindo a ser dinamizada pela autarquia».

Neste contexto, «e atendendo a que as ARU correspondem a áreas delimitadas que apresentam, do ponto de vista do seu edificado, malha, infraestruturas e equipamentos, necessidade de uma intervenção de requalificação, regeneração e revitalização, por meio de iniciativas públicas e privadas», o município salienta «a importância da sua delimitação, atendendo a que, através deste procedimento, são identificadas áreas onde a autarquia de Silves pretende intervir e/ou apoiar intervenções, de forma integrada e com resultados concretos na melhoria da qualidade de vida, do ambiente urbano, do dinamismo económico e social, da valorização do património e na promoção da coesão social».

A delimitação das ARU assume-se, assim, como «um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana, pretendendo-se valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social local».

Até ao momento, o município de Silves já promoveu a delimitação de três Áreas de Reabilitação Urbana, localizadas, respetivamente, em Silves, Alcantarilha e São Bartolomeu de Messines.