Silves relembra Feira Medieval com gastronomia e cenários históricos

  • Print Icon

Animação, cenários com história e gastronomia d’outros tempos são alguns dos atrativos desta iniciativa da Câmara Municipal de Silves.

Apesar do cancelamento da edição de 2020 da Feira Medieval de Silves, resultante da pandemia COVID-19, a cidade veste-se, durante o mês de agosto, com as cores e adereços do evento, lançando ainda a data da próxima edição, a realizar de 10 a 19 de agosto de 2021.

Esta iniciativa vai contar com animação de rua e online, em cenários com história. Junta-se aos atrativos uma Semana Gastronómica Medieval. Em comum a todas as atividades, o pano de fundo marcado pelo ambiente e a atmosfera do centro histórico e do Castelo de Silves.

Assim, neste contexto, quem visitar Silves durante o presente mês encontrará uma cidade «engalanada e poderá passear por ruas decoradas com os adereços habitualmente utilizados durante a Feira Medieval».

Uma das grandes novidades deste ano é a instalação de um pátio árabe em frente ao edifício dos Paços do Concelho, composto por duas arcadas e uma fonte de água, «cenário que servirá certamente para a obtenção de alguns dos melhores registos fotográficos por parte de quem nos visita», considera o município.

A instalação da habitual mesquita junto ao torreão da cidade é outro dos atrativos desta iniciativa que contempla, ainda, a instalação de som de linha em algumas das principais ruas do centro histórico e que dará outra vida e novo ambiente nestes dias.

Paralelamente, será dinamizada uma programação cultural que contempla atividades online e animação de rua pela baixa comercial. Esta programação decorrerá entre 7 e 16 de agosto, data em que se realizaria a edição deste ano da Feira Medieval de Silves.

Nestes dias, a cidade é, ainda, palco da Semana Gastronómica Medieval, onde, duas dezenas de estabelecimentos e restaurantes apresentam «tentadoras iguarias medievais que, certamente, agradarão ao palato de todos os que por aqui passarem».