Silves prepara-se para voltar a acolher a Feira de Todos os Santos

  • Print Icon

A secular Feira de Todos os Santos, é de novo promovida pela Câmara Municipal de Silves, no Sítio do Encalhe.

A secular Feira de Todos os Santos, é novamente promovida pela Câmara Municipal de Silves, de 28 de outubro a 01 de novembro, no Sítio do Encalhe (parque de estacionamento localizado a norte do Castelo), em Silves.

De referir que esta Feira, que já foi considerada a maior feira do Algarve, é visitada por pessoas provenientes de todos os pontos do concelho de Silves e de outros concelhos algarvios, que não dispensam uma visita a este certame, onde são comercializados inúmeros artigos e produtos, desde vestuário e calçado, passando pelos brinquedos, artesanato, marroquinaria e quinquilharia, peças e utensílios domésticos para todos os fins, madeiras, latões, cestaria, maquinaria diversa, sem esquecer as tradicionais bancas de farturas, castanhas e polvo, e, como é de esperar, as diversões.

Recordamos que a Feira de Todos os Santos é uma das mais antigas e tradicionais feiras do Algarve. A mesma foi criada em finais do século XV (novembro de 1491), quando o rei D. João II concedeu a Silves a sua «Carta de Feira», passando esta a realizar-se a partir de 1492 (há, portanto, 530 anos).

Ao longo do tempo, o certame já se realizou em diversos locais distintos, sendo uma tradição enraizada nas memórias de Silves e que permite o contacto com diversos produtos tradicionais e da terra.