Silves lança campanha oficial para vacinar cães contra a raiva

  • Print Icon

Atos devem ser marcados previamente por telefone.

A Campanha Oficial de Vacinação Antirrábica e de controlo de outras zoonoses (CVAR 2021) irá decorrer nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Silves (CRO PT 5 001 CGM), a partir do dia 5 de Abril, segunda-feira, desenvolvendo-se ao longo de todo o ano civil.

As ações destinam-se exclusivamente a cães (estando excluídos os gatos e os furões) com mais de três meses de idade, relativamente aos quais não se prove possuírem vacinação antirrábica válida.

O ato de identificação eletrónica (colocação de transponder e registo do Sistema de Identificação de Animais de Companhia – SIAC) é realizado quando os canídeos que se apresentam para vacinação antirrábica ainda não se encontram marcados com transponder e registados no SIAC. Esta intervenção só pode ser efetuada quando em conjunto com a vacinação antirrábica no âmbito da CVAR 2021.

Os detentores dos canídeos deverão fazer-se acompanhar, para além dos documentos dos mesmos (caso existam), do cartão de cidadão ou, na sua ausência, do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, para que seja emitido o respetivo recibo de cobrança das taxas a aplicar. A vacinação antirrábica terá uma taxa de 10 euros, o Boletim Sanitário de um euro, e o registo SIAC custará 2,50 euros.

Os atos serão realizados mediante marcação prévia por telefone (282 440 800, extensão 7), «em estrito cumprimento das medidas de prevenção e proteção preconizadas pela Direção-Geral de Saúde, no âmbito da pandemia COVID-19», realça a Câmara Municipal.

A CVAR 2021, da responsabilidade da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), insere-se no Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ).