Até agora já foram ajudadas 116 famílias.
A Câmara Municipal de Silves e a Cruz Vermelha Portuguesa assinaram, no passado dia 13 de outubro, um Protocolo de Cooperação de Apoio Alimentar. A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e teve como intervenientes a presidente da autarquia, Rosa Palma, e o diretor do Centro Humanitário de Silves – Albufeira, António Pontes, formalizando «uma enorme articulação entre as duas entidades» desde o início do Estado de Emergência.
Este Protocolo consiste na atribuição de um subsídio por parte do município, no valor de 15000 euros, à delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, com o objetivo de serem elaborados cabazes alimentares destinados aos requerentes do concelho de Silves, no âmbito de mais uma resposta social à COVID-19.
Segundo nota enviada às redações pela autarquia de Silves, «é de salientar que a situação pandémica causada pelo novo Coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde, que originou o Estado de Emergência, tendo levado ao confinamento da população residente em território nacional, trouxe como consequência a paragem da economia nacional e mundial».
Assim, «na sequência desta paragem, sentiu-se a necessidade de ser intensificada a rede de apoio que garantisse uma resposta alimentar a famílias em crise socioeconómica derivado ao vírus, e cuja problemática tem sido constatada gradualmente no concelho de Silves».
Mais se informa que «é da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa efetuar a distribuição dos referidos cabazes junto das famílias identificadas pelo Serviço de Ação Social do Município, tendo sido até ao momento encaminhadas 116 famílias».