Sessão aborda a «Violência Contra a Pessoa Idosa» em Albufeira

  • Print Icon

Iniciativa surge em virtude do aumento gradual deste tipo de crimes.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, acolhe no próximo dia 9 de junho, quinta-feira, às 14h30, a ação de sensibilização «Violência Contra a Pessoa Idosa», uma sessão de esclarecimento acerca do respeito aos idosos.

Esta iniciativa surge em virtude do aumento gradual deste tipo de crimes, o que levou o Clube Avô a aliar-se à Associação de Apoio à Vítima (APAV) e à Câmara Municipal de Albufeira para organizar uma sessão de esclarecimento sobre os maus tratos ao idoso.

Neste sentido, a ação de sensibilização «Violência Contra a Pessoa Idosa» promete esclarecer todos os participantes acerca dos modos a tratar uma pessoa numa situação de vulnerabilidade, os direitos das vítimas destes crimes e as consequências que estas atitudes causam na saúde, bem-estar e qualidade de saúde das vítimas, bem como nos familiares e amigos circundantes e na sociedade.

A violência contra a pessoa idosa passa por qualquer ação ou omissão, única ou repetida, intencional ou não, cometida contra uma pessoas idosa vulnerável e que atente contra a sua integridade física, psíquica e sexual, segurança económica ou liberdade, ou que comprometa o desenvolvimento da sua personalidade, de acordo com os registos da APAV.

O Clube Avô foi implementado com o objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável, desenvolvendo atividades lúdicas e otimizando oportunidades para cidadãos na idade da reforma.

Entre 2013 e 2018, a APAV registou um total de 6.878 processos de apoio a pessoas idosas, em que 5.482 foram vítimas de crime e violência.

Para participar neste evento, os interessados devem inscrever-se até ao dia 7 de junho, por e-mail ou através dos contactos telefónicos 289 598 881 e 289 246 962.