A comunidade escolar de Loulé participou no «São Sopas Sebastião» com o objetivo de conhecer a importância de uma alimentação saudável.
A Câmara Municipal de Loulé e o Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco associaram-se ao evento «São Sopas Sebastião» (20, 21 e 22 de outubro), organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação Saudável junto da comunidade educativa, através da atividade «Sopalândia».
Perto de 500 alunos/as das Escolas EB1 Mãe Soberana e das duas EB1/JI Hortas de Santo António, acompanhados por docentes e pessoal não docente, foram até ao recinto junto ao Convento de Santo António para saborear um almoço especial, em que a sopa foi o prato principal.
O objetivo foi o de sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável e o hábito de comer sopa diariamente, um prato rico em nutrientes e essencial como complemento para uma alimentação baseada em produtos hortícolas e que aposta numa dieta mediterrânea.
Envolvidos no «São Sopas Sebastião» estiveram também 800 alunos/as responsáveis pela realização da recolha de ementas de sopas junto dos familiares, com a elaboração da receita, ingredientes utilizados e um desenho da respetiva sopa.
Durante o evento, os trabalhos estiveram em exibição e os alunos/as que por ali passaram tiveram a oportunidade de visitá-la.
No final do almoço todos/as os alunos/as receberam quatro livros alusivos ao tema do combate ao desperdício alimentar, «uma aposta do município de Loulé como complemento às respostas já existentes, através da sua adesão ao Movimento Zero Desperdício com o objetivo redistribuir, reduzir e reciclar, os excedentes alimentares existentes no concelho», justificou Ana Machado, vereadora com o pelouro da Educação.