São João e São Pedro festejam-se com arraiais em Albufeira e Paderne

  • Print Icon

Sardinha na brasa, muita animação e cantigas a partir de quadras marcam festejos do São João e do São Pedro em Albufeira e Paderne.

O Mercado Municipal dos Caliços será palco para a festa do São João em Albufeira, a partir das 19h00 da próxima sexta-feira, dia 24 de junho.

O programa conta com música ao vivo pelo «Duo 64», que promete animar a festa com um reportório bem popular.

Este arraial é organizado pela Câmara Municipal de Albufeira em parceria com a Associação dos Profissionais de Pesca, contando com a colaboração do Agrupamento de Escutas de Albufeira, da Santa Casa da Misericórdia e da AHSA — Associação Humanitária Solidariedade Albufeira.

Já na terça-feira, dia 28 de junho, às 21h00, o São Pedro é celebrado no Centro Educativo do Cerro d’Ouro, em Paderne, onde não vai faltar também a projeção de um filme sobre «Sabão artesanal… mais rico do que já era».

Este projeto audiovisual, que surgiu em contexto pandémico e que tem sido trabalhado com a comunidade escolar de Albufeira ao longo do último ano letivo, propõe a valorização do património histórico e cultural do concelho, potenciando e reforçando os hábitos de higienização.

Em Paderne será possível ainda relembrar as tradições antigas dos Santos Populares, com a declamação de rimas ao santo padroeiro dos pescadores e com o saltar à fogueira.

Serão, segundo a autarquia, «dois arraiais bem à maneira tradicional», onde não faltará «sardinha que salta da brasa para pingar na broa, caldo verde, os bons vinhos da região, muitos acepipes e doçaria regional e, como não poderia deixar de ser, as cantigas populares para animar os bailes de roda em roda».